A Base Do Cangaço - Fortaleza
- #Ferrugem
- 16 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Mais uma matéria sobre as categorias de base dos clubes nordestinos. A primeira matéria desse quadro foi sobre a base do Vitória e agora é a vez do tricolor cearense, o Fortaleza.
O Fortaleza tem um projeto ambicioso em relação às categorias de base, o projeto é se tornar a maior categoria de base do Nordeste em três anos. No momento, o tricolor cearense ainda fica atrás de algumas categorias aqui do Nordeste como a do Vitória, Sport e Bahia. Para começar a desenvolver esse projeto, Luciano Reis foi contratado para ser o coordenador técnico das categorias de base, Luciano fez excelente trabalho na base do Vitoria e do Bahia, além de ter sido responsável por revelar Hulk, David Luiz, Dida, Vampeta e muitos outros. Pode ter certeza que a equipe tricolor acertou em cheio para começar a desenvolver esse projeto.

Junto com esse projeto que visa um ótimo rendimento dentro de campo e fazer com que o Leão do Pici seja uma revelação de talentos, o Fortaleza possui seu Centro de Treinamento localizado em Maracanaú que tem como prioridade a formação de atletas, uma estrutura para a garotada com um campo disponível para a base.
Quanto aos títulos, as categorias de base do tricolor ainda deixam a desejar, tanto no cenário nacional, quanto no cenário regional, mas quando se trata de competições estaduais os títulos aparecem, ano passado as categorias de base do Fortaleza tomaram conta do campeonato cearense, a equipe foi o campeã sub-15, sub-17 e sub-20, o último titulo conquistado foi o de campeão cearense sub-15 que marcou o 30° titulo estadual das categorias de base do clube. Nos últimos quatro anos a base tricolor conquistou sete troféus e já consagrado no estado, o objetivo agora é conquistar títulos regionais e pensando mais alto, quem sabe, conquistar títulos nacionais.

As categorias de base do Fortaleza não costumam revelar muitos jogadores, a maioria é aproveitado no elenco profissional, como é o caso dos goleiros Erivelton e Max Walef, ambos revelados nas categorias de base e que fizeram parte do elenco que disputou a série C deste ano, junto a eles o zagueiro Max Oliveira também fez parte do elenco esse ano. Os três permanecerão no elenco para disputar o estadual em 2016.
Como dar pra perceber, o Fortaleza está começando agora o processo de melhor administrar a base e dar mais atenção à garotada, esse projeto que a principio é ótimo para o clube pode render muitos frutos, mas para isso é preciso ter continuidade. O jeito é esperar que o projeto mostre resultado e as categorias de base do Leão do Pici possa ser forte não só regionalmente, como também nacionalmente.
Comments