top of page

A base do cangaço – Copa do Nordeste sub-20


Finalmente foi realizada a primeira edição da Copa do Nordeste sub-20. Depois de ter sido cancelada em 2014 por falta de recursos e falta de documentação por parte de algumas equipes, o nordestão sub-20 aconteceu. Para alguns, isso pode ser apenas mais uma competição, mas para quem tem um olhar mais aprofundado, essa primeira edição foi o ponta pé inicial para que as categorias de base dos clubes nordestinos possam brilhar e mostrar novos talentos.

A Copa do Nordeste sub -20 certamente crescerá ao longo dos anos e junto com ela também crescerá as categorias de base dos clubes nordestinos. A copa SP de futebol Junior é considerada uma das mais importantes competições juniores do país, mas alguns times do nordeste não conseguem se classificar e suas categorias de base ficam escondidas. Do mesmo jeito que a Copa SP de Futebol Junior é uma das maiores competições para a base, a copa do nordeste também pode ser importante para o cenário nacional, categorias de base com qualidade é o que não falta aqui na terra do cangaço, o Vitória possui a melhor base do nordeste e esta sempre disputando competições nacionais em alto nível e chegando às decisões. Também temos a base do Bahia, do Náutico, do Sport, do Santa Cruz que também chamam atenção no cenário nacional. E as categorias de base dos times de menos expressão também poderão mostrar seus talentos no nordestão.

A competição aconteceu em Alagoas e teve inicio no dia 22 de novembro e terminou ontem (2), com o Vitória levantando a taça. Lógico que por ser a primeira edição, a competição teve alguns detalhes que precisam e certamente vão ser melhorados. O nordestão sub-20 foi uma competição de tiro curto, ou seja, uma competição rápida, pelo fato de só ter seis datas disponíveis. As vinte equipes participantes foram divididas em cinco grupos com quatro equipes. Os lideres de cada grupo e os três melhores segundos colocados avançaram as quartas de final.

Oito times avançaram para as quartas de final, esses times foram: Ceará, Náutico, Globo-RN, Serrano-BA, Fortaleza, Vitória, Sport e Bahia. Alguns favoritos forma ficando pelo caminho e o Globo-RN conseguiu chegar na semi final, mas foi derrotado pelo Naútico. Já do outro lado se formou um confronto de rubro-negros, o baiano contra o pernambucano, Vitória contra Sport, quem levou a melhor foi o Vitória que avançou para disputar a final contra o Naútico. Na finalíssima, o clássico nordestino foi apertado, chances criadas, mas a bola parecia não querer entrar e o tempo normal terminou em 0 x 0. Nas penalidades o goleiro Wallace, do Vitória, defendeu dois pênaltis e o leão venceu por 4 x 2.

Como toda competição tem seus destaques, o Nordestão sub-20 não poderia ser diferente. O atacante Léo Ceará, que joga na equipe do Vitória foi o destaque do Leão na competição, mostrou habilidade, competência e ainda converteu a ultima penalidade que deu o titulo ao rubro-negro. O goleiro Wallace, foi o herói do titulo pegando dois pênaltis e também se manteve regular durante toda competição. Pelo lado alvirrubro, o meia-atacante Jefferson Nem, que já atuou no profissional, se mostrou tranquilo, bom armador e bom finalizador, foi o destaque alvirrubro na competição.

A Copa do Nordeste sub-20 traz uma esperança para que os atletas da base aqui do nordeste tenham mais oportunidades em seus clubes e para isso agora ganham uma competição que irá crescer muito, basta agora aproveitar e chamar a atenção com seu futebol para buscar uma vaga no elenco profissional ou uma maior visibilidade no cenário nacional. Mas com toda certeza o nordestão sub-20 é um pedido que já vinha sendo feito para que esses garotos possam trilhar seus passos e mostrar seu futebol.


  • Facebook preto redondo
  • Twitter preto redondo
  • Instagram Preto Redonda
bottom of page